Associação de consumidores detecta pelo de roedor em uvas passas vendidas no Brás

A Proteste, associação de consumidores, realizou exames microscópicos em uvas passas sem semente, vendidas na Cerealista Helena, no Brás, e no supermercado Pão de Açúcar do bairro da Vila Mariana, na cidade de São Paulo. Como resultado, a entidade detectou a presença de pelo de roedor em três amostras de uvas passas e castanha do Pará sem casca.

A Proteste divulgou os resultados parcialmente, por que tem a obrigação de de alertar os comerciantes e pedir providências no momento em que tomou conhecimento do problema. Por isso, notificou as autoridades de saúde responsáveis para retirada imediata dos lotes dos produtos do mercado e exigiu a inspeção nos locais onde são processados os produtos para avaliar se oferecem condições adequadas para armazenamento e processamento dos produtos.





A validade da uva passa do supermercado, que foi analisada, já venceu em 5 de julho. Mas o produto da Cerealista Helena tem prazo de validade até 9 de outubro.

A presença de pelos de roedores evidencia grave falha na de fabricação dos alimentos. Os roedores são reconhecidamente vetores mecânicos – animais que veiculam o agente infeccioso desde o reservatório até o hospedeiro potencial, agindo como transportadores de doenças.

Fonte: Portal Administradores