Biblioteca Monteiro Lobato Brás

A Biblioteca Facfi Brás, na definição tradicional do termo, é um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais, e demais publicações para o público estudar, ler, e consultar tais obras. O objetivo da biblioteca é a guarda dos livros e demais publicações em local livre de perigo, onde não sejam roubados, incendiados e demais perigos.

Conservar para que não sejam estragados pois o público manuseia constantemente as obras, ou porque os documentos ficam úmidos, quentes e ou em situações similares.

Biblioteca Monteiro Lobato Brás
A organização segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.
Os profissionais que lidam com esses objetivos são os bibliotecários, com formação em biblioteconomia, curso ensinado em instituições de ensino superior. Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas: estudar, ler e consultar as obras. O público procurador comum das bibliotecas está buscando um estudo sobre um certo tema, de simples leitura por diversão, ou de realização de pesquisa a respeito de alguns assuntos. Por essa razão mesmo, há uma grande variedade de pessoas que visitam as bibliotecas quando se é tratado de bibliotecas generalistas.

Biblioteca Monteiro Lobato Brás História

A biblioteca foi inaugurada em 1936, por iniciativa de Lenyra Fraccarolli e do então diretor do Departamento de Cultura Mário de Andrade. É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil e funcionava primeiramente em um prédio na rua Major Sertório (quase esquina com a rua Dr. Cesário Motta Júnior).

Posteriormente foi para a casa do senador Luís Rodolfo Miranda, que ficava na chácara de sua família que havia sido desapropriada pela Prefeitura. A casa ficava exatamente onde está construída a quadra poliesportiva da atual Praça Rotary. Nesse local, o próprio Monteiro Lobato frequentava e contava histórias para as crianças.





Biblioteca Monteiro Lobato Brás Acervo

Conserva um dos maiores acervos infanto-juvenis da América do Sul, com quase 50 mil títulos, além de um banco de textos teatrais, gibiteca, coleção de preservação de literatura infanto juvenil e acervo histórico de livros escolares anteriores à década de 80. Administra um acervo de documentos e objetos pessoais que pertenceram ao escritor Monteiro Lobato, patrono da instituição. Publica regularmente, desde 1941, a Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. Mantém programação cultural fixa e sessões de contação de histórias. Em sua programação estão incluídas oficinas e espetáculos teatrais apresentados pelo TIMOL (Teatro Infanto-Juvenil Monteiro Lobato), grupo de teatro infanto juvenil iniciado em 1966, e também um programa de iniciação artística para crianças de cinco a dez anos.

Vagas Biblioteca Monteiro Lobato Brás – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para a Biblioteca Monteiro Lobato Brás.

Horário de Funcionamento Biblioteca Monteiro Lobato no Brás

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca Monteiro Lobato no Brás

  • Rua Gen. Jardim, 485 – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3256-4122

Mapa de localização