Brás: Reforma da Polícia Civil de São Paulo prevê boletim de ocorrência em 20 minutos

Boletins de ocorrência em até 20 minutos, melhor atendimento nos 93 distritos da capital paulista, mais policiais trabalhando onde o número de ocorrências é maior e aprimoramento das investigações. Esses são alguns dos objetivos de megarreforma na Polícia Civil que deve começar no próximo mês em São Paulo pelas Seccionais Norte e Leste e depois de 15 dias se estender para toda a cidade. Hoje, o paulistano chega a levar horas para fazer um simples BO.

Delegados do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), responsáveis pela elaboração do plano, já estão percorrendo seccionais para apresentar a reforma aos policiais. O jornal O Estado de S. Paulo acompanhou, na quinta-feira (12), apresentação feita na 4ª Seccional, na zona norte.





A reforma será a maior desde o fim dos anos 1980 e a primeira mudança de peso deve ocorrer na distribuição das equipes dos DPs (Distritos Policiais). Quanto maior o movimento do distrito, maiores serão as equipes. Dessa forma, pela primeira vez, a Polícia Civil vai definir um critério objetivo para distribuir pessoal, como já faz atualmente a Polícia Militar.

Na 1ª Seccional, por exemplo, que engloba as delegacias do centro, o 1.º DP, na Sé, registra uma média de 15 mil BOs por ano. No bairro do Brás, o 8.º DP, registra 2.000. Nos dois distritos, as ocorrências são feitas hoje por um único escrivão. Com a mudança, a Sé ganhará mais dois escrivães e um quarto para ajudar no horário de pico. Essas realocações de efetivo se estenderão por toda a capital paulista.

Fonte: O Estado de S. Paulo