No Brás, erro em comprovante de inscrição faz estudantes perderem o Enade

Estudantes que fazem o Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes) neste domingo (21) disseram que o endereço de prova que consta nos cartões de inscrição enviados pelo MEC (Ministério da Educação) não bate com as informações oferecidas para consulta no próprio site da instituição, na internet.

Luna Rojas Barros de Souza, aluna do segundo ano do curso de farmácia da universidade Mackenzie,  afirmou  que seu cartão de prova informava que faria o exame no Brás, na zona leste. Entretanto, quando o Inep (órgão ligado Ministério da Educação que organiza o Enade) lançou os locais de prova para consulta na web, ela verificou que estava inscrita para fazer o exame na sua própria universidade.

Quando chegou ao Mackenzie, hoje, Luna não encontrou seu nome na lista de inscritos. Ela disse que soube na própria faculdade que o ministério iria enviar uma nova carta com a confirmação definitiva do local. Entretanto, a estudante de farmácia não recebeu a segunda correspondência e foi enviada para local de prova errado.





– Soube que várias pessoas estavam na mesma situação que eu, na minha sala de aula. Disseram para nós que iria chegar outra carta do Inep, confirmando de vez onde iríamos fazer o Enade. Teve gente que recebeu, mas eu não.

O Inep afirma que a responsabilidade pela divulgação do local de prova é da Cesgranrio, empresa contratada para a aplicação do Enade. Segundo o órgão, três escolas que serviriam de local de prova em São Paulo foram trocadas depois que os cartões foram enviados, porque os colégios desistiram de ceder espaço para o exame ou por problemas estruturais. Por isso, uma nova carta teria sido enviada com o local certo.

O órgão afirma ainda que as cartas podem ter extraviado no envio dos Correios e que a confusão quanto ao local de prova foi pequena perto do tamanho do Enade.

Fonte: R7