Usuários reclamam de mudanças nos trens da CPTM no Brás

Alguns usuários da CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos) seguem irritados desde que a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos anunciou que os trens da Linha 10 – Turquesa, que atendem a região, só irão até a estação de trêm Brás.

A decisão é definitiva e agora para chegar até à Luz é preciso ir de metrô ou fazer baldeação em outro trem.

De acordo com a Secretaria, durante o período das obras de modernização das vias da CPTM, na região da Luz, feitas entre agosto a dezembro do ano passado, houve crescimento na demanda de usuários com a integração da Linha 4-Amarela de metrô à estação.

Segundo a CPTM, a companhia adotou a mudança, “que se por um lado alterou a rotina de deslocamento de uma parcela dos usuários da Linha 10-Turquesa que desembarcavam em Luz, trouxe benefícios à coletividade”.





Reclamações
Porém, a “minoria” prejudicada está muito descontente com as mudanças no trecho. O montador de eventos Wanderson Silva, de 23 anos, por exemplo, achou que a alteração foi péssima porque acrescentou mais 20 minutos no trajeto diário. “Complicou bastante por conta da espera pela baldeação. O tempo que levo para chegar ao Brás daria para ter chegado a a cidade de São Caetano. Estou sempre atrasado.”
O analista de sistemas, Helton Neconi, de 29 anos, disse que o novo trajeto ficou ruim. “Está um lixo. O metrô é muito lotado e todas as pessoas perdem muito tempo”, criticou.

Decisão
A CPTM informou que 465 mil passageiros passam pela Estação da Luz por dia e que a decisão levou em consideração aspectos técnicos, já que as intervenções na Estação da Luz, que é um patrimônio histórico, são restritivas.

Pesquisa
Segundo a companhia, foi realizada uma pesquisa com os usuários. O estudo revelou que 56% avaliaram as mudanças de forma positiva e consideram os serviços prestados ótimo ou bom no geral.

Fonte: Diário de S. Paulo