Neste domingo (5/6) o bairro do Brás, um dos mais tradicionais da cidade, celebra seu aniversário de 193 anos. Para comemorar a data em grande estilo a Subprefeitura da Mooca, em parceria com associações do bairro e entidades religiosas, realizará uma série de atividades na região.
A festa começa no domingo, às 9h, com caminhadas de saúde e passeios ciclísticos, com saída da base da Polícia Militar no Pari. As inscrições são gratuitas. Em seguida, haverá um desfile de fanfarras com participação dos alunos das escolas e clubes de futebol da região. O desfile seguirá até o clube Maria Zélia, onde haverá execução do hino nacional com a presença de autoridades e lideranças locais. Durante todo o dia o clube contará com atrações recreativas para as crianças, como tobogã, pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica, ginástica, capoeira, skate e vôlei.
A partir das 10h, o clube receberá uma ação social. Serão disponibilizados atendimentos médicos gratuitos à população, como testes de diabetes e hipertensão arterial.
História
O Brás só alcançou a categoria de bairro no dia 8 de junho de 1818, desenvolvendo-se no entorno da igreja do Bom Jesus do Brás, construída no terreno da chácara de José Brás.
Em 1867, com a implantação da estação do Brás, o bairro viu surgir a indústria e o pequeno comércio, característica pertencente até os dias de hoje, sendo considerado um bairro voltado ao comércio de confecções com características populares, especiamente nas avenidas Rangel Pestana, Rua Oriente, Rua Maria Marcolina e Largo da Concórdia.
Programação
9h – Caminhada e passeio ciclístico
10h – Ação social no Clube Maria Zélia
11h – Cerimônia religiosa na Igreja Bom Jesus do Brás
12h – Apresentações musicais, show de mágica, grupos de dança, repentistas, poetas e seresteiros
15h – Distribuição do bolo comemorativo
Clube Maria Zélia
Rua dos Prazeres, 362, esquina com a Rua Cachoeira
Fonte: Prefeitura de S. Paulo