Nesta época, as pessoas começam a fazer compras de fim de ano e percebemos a maior movimentação nas ruas. Há especificamente de importantes polos de compras da região central de São Paulo, como a rua 25 de Março, rua Santa Ifigênia, o bairro do Bom Retiro e do Brás, cada qual com sua vocação, atendendo aos mais diversos interesses. Por seu fácil acesso – com ônibus, trem e metrô -, a vasta oferta e os preços bastante atraentes, este locais podem ser boas opções para quem está planejando suas compras de Natal.
A Vinte e Cinco de Março é a rua comercial mais importante do Brasil, chegando a receber, nesta época, cerca de um milhão de pessoas por dia. Na “25”, como é popularmente chamada, e em suas ruas adjacentes, podem-se encontrar artigos variados, como bijouteria, papelaria, fantasias, brinquedos, itens de armarinho etc. De lá, subindo a ladeira Porto Geral e passando pelo Largo São Bento está a rua Santa Ifigênia, o maior polo nacional de eletroeletrônicos, com todo tipo de produto referente a telefonia, computadores, software, iluminação, monitores de TV de alta definição, de som e vídeo etc.
Vizinho, o distrito do Bom Retiro é especializado em confecções, vendendo a atacado e varejo. Em direção à Avenida do Estado, depois que se atravessa o rio Tamanduateí, chega-se ao Brás, com suas confecções de roupas, muita oferta de jeans, enxovais de bebê e roupa de cama. Estes bairros, todos antigos, fazem parte da história de São Paulo, foram evoluindo ao longo dos anos e hoje são grandes centros de compras. Vale a pena visitá-los.
Estas áreas representam importante parte da economia paulistana. Pelo fluxo de pessoas e a enorme arrecadação que propiciam, deveriam receber atenção especial do poder público: serviços de limpeza e zeladoria compatíveis com os horários de funcionamento, melhor iluminação, calçadas bem cuidadas para o grande volume de pedestres e estacionamentos de ônibus, que hoje complicam o trânsito da região. Da mesma forma, é necessário que os comerciantes tenham tratamento menos burocrático por parte da Prefeitura de São Paulo.
Quando fui secretário das Subprefeituras, avançamos bastante neste sentido, mas ainda é preciso mais. Os entes municipais, como em todos os lugares do mundo, devem apoiar e incentivar tais polos comerciais. Afinal, grande parte das pessoas que os frequentam vêm de fora, acabam pernoitando aqui, indo a cinemas, museus, restaurantes, e movimentando toda a atividade econômica de São Paulo.
Fonte: Rede Bom Dia