Marco do saneamento, estação de esgoto é tombada no Brás

Marco da origem do sistema de saneamento da cidade de São Paulo, a antiga estação elevatória de esgotos do bairro Brás, de 1896, foi tombada pelo Condephaat (patrimônio histórico estadual).

Ficam preservados de demolição e alterações as construções e os equipamentos usados para que os esgotos do Brás, Pari e Mooca –bairros que então se urbanizavam rapidamente– fossem lançados longe da área urbana.

No ínício dos anos 1890, uma epidemia de cólera que assolava Santos e Campinas levou o governo do Estado a alertar sobre o perigo de se jogar esgoto nos rios urbanos.





A estação elevatória foi a primeira da cidade. É um dos marcos de um sistema de saneamento que também visava impedir que os efluentes de esgotos retornassem aos bairros mais baixos da cidade.

Um projeto para o restauro da antiga estação já foi aprovado pelo Condephaat. Agora, a Sabesp, dona do local, vai tentar, via Lei Rouanet, captar recursos para executar as obras.

A estação elevatória, hoje chamada Ponte Pequena, funcionou até 1984, quando passou a abrigar o Museu do Saneamento, desativado poucos anos depois.

Após as obras, a Sabesp pretende abrigar ali um novo museu, com foco no saneamento e em assuntos ambientais.

Fonte: Jornal Floripa