Prefeitura estuda demolir o Minhocão e construir via entre Brás e Lapa

Ele é conhecido pelo apelido de Minhocão, mas o nome oficial é Elevado Presidente Arthur da Costa e Silva. E, se depender do vereador Eliseu Gabriel (PSB), a via elevada que liga a praça Roosevelt, no centro de São Paulo, ao largo Padre Péricles, na Barra Funda (zona oeste), vai mudar de nome.

Projeto apresentado por Gabriel, líder de seu partido na Câmara Municipal, muda o nome do Minhocão para Elevado Presidente Néstor Carlos Kirchner, o ex-presidente da Argentina morto no fim de outubro aos 60 anos.

Kirchner ganhou popularidade na Argentina ao estimular políticas relacionadas aos direitos humanos e ao renegociar a dívida pública e iniciar um ciclo de recuperação econômica no país.





Arthur da Costa e Silva, marechal do Exército brasileiro, era o presidente do Brasil quando foi editado o AI-5 (Ato Institucional nº 5), que lhe deu poderes para fechar o Congresso Nacional, caçar e perseguir políticos. É considerado o período mais duro do regime militar brasileiro.

A prefeitura estuda demolir o Minhocão, considerado pela maioria dos arquitetos um dos maiores escândalos urbanísticos da cidade. A ideia é construir uma via onde hoje fica a linha do trem, entre o Brás (centro) e a Lapa (zona oeste) para oferecer uma alternativa de tráfego entre as zonas leste e oeste e, com isso, permitir a demolição do elevado.

Fonte: Folha de São Paulo