CET amplia campanha do pedestre para região do Brás

A CET vai ampliar para diversas regiões da cidade de São Paulo a partir desta quinta-feira (1º) o Programa de Proteção ao Pedestre –campanha que visa conscientizar motoristas sobre o respeito ao pedestre no trânsito. Nas novas regiões, as multas para o desrespeito ao pedestre começam no dia 19 de setembro.

As novas regiões abrangidas pela campanha são largo 13 de Maio, Guia do Brás, Penha, Vila Maria, Jardim Paulista, Sapopemba, Guia Itaquera e São Miguel. Além dos corredores:

– Campo Limpo/Rebouças/centro – rua da Consolação e na região do Butantã
– Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro – ao longo da avenida Roberto Kennedy
– Itapecerica/João Dias/Centro – ao longo da avenida João Dias e ao longo da estrada de Itapecerica
– Paes de Barros – ao longo da avenida Paes de Barros
– Armando de Arruda Pereira – nas proximidades do terminal Jabaquara
– Mateo Bei – nas proximidades do terminal de ônibus do Carrão

De acordo com a CET, os novos locais possuem cruzamentos com alto índice de atropelamentos.

Para a ampliação da campanha, a CET vai colocar mais 280 orientadores de trânsito nas ruas, além dos 250 que já atuam na região central da cidade.





PROGRAMA

O Programa de Proteção ao Pedestre começou em maio deste ano na região central da cidade e na avenida Paulista. No dia 8 de agosto o desrespeito ao pedestre começou a ser multado na região.

A campanha tem o objetivo de reduzir entre 40% e 50% os atropelamentos e mortes de pedestres até 2012. No ano passado 630 pessoas morreram atropeladas na cidade.

De acordo com levantamento da CET feito em 35 cruzamentos que já fazem parte da campanha, houve redução de 61% nos casos de atropelamento entre maio e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. Foram 33 casos nestes cruzamentos no período em 2010, contra 13 em 2011.

A CET aplicou 6.746 multas por desrespeito ao pedestre desde o dia 8 até 27 de agosto. O balanço não conta com as multas aplicadas pela Polícia Militar, que também autua os casos.

As penalidades são de até R$ 191,53 e sete pontos na carteira de habilitação. As principais infrações são: não dar preferência ao pedestre na faixa, quando não há farol; não dar preferência ao pedestre na transversal; avançar na faixa sem que o pedestre tenha terminado de atravessar e não ligar a seta com antecedência.

Fonte: Jornal de Floripa