Moradores e comerciantes do Brás reclamam de especulação imobiliária

Do Brás à Lapa, sete bairros próximos à região central da capital paulista devem passar por reorganização nos próximos anos. Mesmo antes do início oficial do processo por parte da prefeitura de São Paulo, as áreas já sentem o peso da especulação imobiliária. É o caso do Brás, onde moradores e comerciantes reclamam da alta no valor de imóveis na região e da ausência do poder público em questões como segurança, iluminação e limpeza. A medida deve atingir Lapa, Barra Funda, Santa Cecília, Bom Retiro, Pari, Sé e Brás.

A operação urbana consorciada Lapa-Brás, que será realizada na região, está em fase final de licitação da empresa ou consórcio de empresas privadas que vão desenvolver o projeto urbanístico, mas, segundo a moradora Helen Farsura Ertle, apartamentos de dois quartos, antes comercializados por R$ 100 mil, atualmente são vendidos por mais de R$ 200 mil. “Depois que casei, a ideia era continuar morando no bairro, mas pelos preços tão fora da realidade preferimos morar em outro bairro onde foi possível comprar um apartamento maior por um valor menor”, afirmou.

Na rua Piratininga, uma das principais vias do bairro, em meio aos galpões de venda e manutenção de máquinas industriais, está em construção um estande de vendas de um novo condomínio de apartamentos. A construção fica ao lado do Departamento de Execuções da Infância e Juventude (Deij) e da Fundação Casa. O local destinado à exposição dos apartamentos decorados do futuro prédio ainda não está pronto, mas corretores já atendem em local improvisado. Em contato com corretores, a reportagem foi informada de que o metro quadrado do empreendimento custa R$ 5 mil. Um apartamento de dois quartos, com 52, 21 metros quadrados, sai por R$ 261.050.

Para o gerente de uma empresa que comercializa aço na região, Roberto Gabriel, as mudanças no bairro são bem perceptíveis, “principalmente na rua Piratininga”. Segundo ele, os comerciantes ainda não sabem que haverá uma operação urbana ali. “Nunca ouvimos falar, mas se houver desapropriações ou mudanças sem consultar a população a briga vai ser boa”, adiantou.

Ele reclama da falta de segurança, má iluminação e sujeira nas ruas e estranha o fato de o bairro ser alvo da especulação imobiliária. “A insegurança aqui já chegou ao cúmulo de roubarem uma empilhadeira. O bar ao lado, nos últimos dois meses, foi roubado três vezes”, descreveu. “Só com segurança particular e alarme para melhorar a situação da loja.”

No bairro, além de prédios residenciais, também prosperam templos de igrejas evangélicas. Nas ruas Carneiro Leão e Caetano Pinto, onde fica a sede da igreja Mundial do Poder de Deus, da antiga fábrica da família Matarazzo só restou parte da estrutura. O miolo da construção – especula-se – deve dar lugar a um hotel, centro comercial, TV e novo templo, conforme moradores informaram. De acordo com o site da igreja, a sede no Brás tem 43 mil metros quadrados. A reportagem procurou a central de atendimento da igreja, mas não conseguiu obter informações a respeito.

Um proprietário de loja de equipamentos na rua Piratininga, que prefere não se identificar, diz que os comerciantes são assediados por corretores de imóveis desde o início do ano para vender seus bens. “Aqui ao lado deve ser mais um prédio. Estão em negociação”, confidenciou.

Para o comerciante, a corrida por imóveis na área deve reverter-se em breve. Ele supõe que os altos preços de apartamentos na área vão afugentar os possíveis interessados. “Vai haver um breque. Está muito valorizado e vai perder atratividade”, calculou. “É o mesmo preço do metro quadrado na zona sul. Não dá para aceitar.”

O gerente de vendas Cléber da Silva vê diminuir o movimento na região, principalmente depois da proibição de circulação de caminhões no centro expandido de São Paulo. A compra ou manutenção de máquinas industriais de grande porte requer o transporte por caminhões grandes, que estão proibidos de circular em parte da cidade durante o dia.  “Os galpões de empresas com mais de 60 anos no bairro vão sendo tomados por igrejas e prédios para moradia”, disse.

Ao longo da rua Piratininga, um outro galpão já foi demolido e o terreno, limpo, mas os vizinhos não sabem dizer o que será feito no local. Em vários pontos do bairro sobem prédios. Dos antigos edifícios do bairro é possível ver no horizonte uma linha de construções cada vez mais próxima.
Reforço para o mercado





De acordo com o arquiteto e urbanista Kazuo Nakano, do Instituto Pólis, o “fenômeno” que ocorre no Brás não é novo, nem exclusividade da região. Ele explica que historicamente as operações urbanas de São Paulo têm servido para fortalecer, valorizar e abrir novas frentes de investimento imobiliário, com foco no mercado, e não em políticas públicas. “Elas têm funcionado como alavancagem para abrir áreas que possam ser de interesse imobiliário”, disse. Nakano lembrou que a mesma atividade efervescente de construtoras já se vê em outras regiões do centro, como o Bom Retiro.

O problema, diz Nakano, é que em São Paulo faltam políticas públicas

para corrigir distorções do mercado e investimentos públicos são revertidos quase que exclusivamente para o setor privado. “Em qualquer cidade mais organizada, o poder público faz políticas públicas, faz a regulação pública para corrigir as distorções produzidas pelo mercado. Agora, na política urbana e habitacional de São Paulo acontece o contrário, a política pública reforça o mercado”, criticou.

Fim da orla ferroviária

Em maio de 2010, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o secretário de Desenvolvimento Urbano Miguel Bucalem apresentaram publicamente as novas operações urbanas. Da Lapa ao Brás, uma área de 2.345 hectares deverá ser transformada. O objetivo da prefeitura é retirar a orla ferroviária, realizando o aterramento das linhas de trem. A iniciativa é resultado do agrupamento de três operações urbanas que já existiam: Água Branca, Diagonal Norte e parte da Diagonal Sul.

De acordo com dados da prefeitura, “a superação da barreira ferroviária se dará por meio de seu rebaixamento, transformando-a num sistema subterrâneo desde a Lapa até o Brás – numa extensão aproximada de 12 quilômetros”. No lugar dos trilhos está prevista uma via de porte estrutural, “de uso lindeiro intenso”, com parques e ciclovias. As mudanças possibilitarão a demolição do Elevado Costa e Silva e a revitalização de seu entorno.

Bem no limite da operação Lapa-Brás, a prefeitura vai realizar outra ação para reorganizar os espaços da região com a operação Mooca – Vila Carioca. A região vai atingir áreas industriais em processo de reestruturação ao longo do eixo ferroviário que se estende do Centro até os limites entre São Paulo e a cidade de São Caetano do Sul.

A operação Rio Verde – Jacu Pêssego vai atuar no extremo leste da cidade com o objetivo de fomentar polos voltados à atração de atividades econômicas para a geração de empregos e de renda para a região. O objetivo da prefeitura é reduzir os deslocamentos entre o Centro e o extremo da zona leste de SP.

Rejeição

Além das três operações urbanas cujo processo licitatório está próximo do fim, outras quatro estão em andamento: Centro, Água Espraiada, Faria Lima e Água Branca. Esta última passa a fazer parte da operação Lapa-Brás. Nas outras três, a prefeitura enfrentou a oposição de moradores das regiões afetadas. A operação Faria Lima, uma das mais antigas, já causou a retirada de mais de 40 mil pessoas da região e reação de quem morava no local.

Na operação urbana Centro, da qual faz parte o projeto Nova Luz, que pretende transferir à iniciativa privada a administração e o direito de desapropriar e negociar imóveis na região da Luz, moradores e comerciantes da Santa Ifigênia rejeitam a iniciativa da prefeitura. A principal crítica diz respeito à falta de diálogo da prefeitura com moradores, privatização do bairro e desapropriação e demolição de quase 50% dos imóveis. A licitação do bairro para uma empresa privada está prevista pelo poder público municipal até o meio deste ano.

Na região do Jabaquara, as obras da operação urbana consorciada Água Espraiada serão responsáveis pela saída de cerca de 8,5 mil famílias na região. No traçado original, de 2001, o túnel teria 400 metros, com 500 desapropriações no lugar das cerca de duas mil previstas atualmente. As alterações propostas por Kassab e aprovadas pela Câmara Municipal de São Paulo em 2011 aumentaram em quase cinco vezes o tamanho do túnel. O parque previsto saltou de 130 mil metros no projeto inicial para 600 mil metros no atual. A nova conformação do projeto criou nova área para desapropriações. Também estão previstas remoções de cerca de 7 mil famílias que vivem em comunidades da região.

Fonte: Rede Brasil Atual