A partir de hoje, dia 7 de janeiro de 2013, as 21 Oficinas Culturais do Estado de São Paulo abrem as inscrições para a programação das atividades de férias – janeiro a março – em todo o estado de São Paulo. Serão oferecidas 145 atividades e 5.232 vagas para oficinas, workshops, debates, palestras.
Um dos destaques da programação do interior do Estado é a oficina Arte Pública – Campinas como cidade centro do Mundo, que acontecerá na Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas. Sob coordenação de Sylvia Furegatti, a proposta será criar intervenções artísticas extramuros, explorando o contexto da arte pública e urbana e difundindo variantes formas estéticas. A atividade irá propor reflexões teóricas que resultarão efetivamente numa ação artística no centro da cidade de Campinas.
Outro destaque é a Oficina de Live Animation, que acontece na Oficina Cultural Grande Otelo, na cidade de Sorocaba. Lucas Luciano coordenará a atividade que é a arte de criar um filme, ficcional ou não, em tempo real, captado pela câmera na sequência narrativa e utilizando recursos de teatro de animação, artes visuais e música. O objetivo da oficina é despertar o olhar prático para as etapas da construção de um filme, da montagem do espaço para a performance até a exploração das possibilidades permitidas pelo uso de múltiplas linguagens.
O destaque da Oficina Cultural Carlos Gomes, em Limeira, será o workshop O Conceito Artístico da Instalação. A atividade será coordenada por Laura Vinci que irá falar sobre o conceito artístico de instalação e o espaço contemporâneo dentro das artes visuais, ampliando o repertório de ações que envolvem esta linguagem.
Na Capital, um dos destaques da programação é o workshop de dança Consciência do Movimento, que será ministrado por Angel Vianna, uma das principais figuras da dança contemporânea no Brasil, que ensina dança desde 1948. As aulas acontecerão na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que também promoverá o workshop Jogos Teatrais do Théâtre du Soleil, com Juliana Carneiro da Cunha e Eve Doe Bruce, integrantes da Cia. Théâtre du Soleil.
Outro destaque na Capital será o workshop sobre Gestão Cultural que acontecerá na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade (Barra Funda). Thiago Ribeiro falará sobre crowdfunding – modalidade virtual de financiamento coletivo que, por meio da internet, vem ganhando espaço no mundo. Já a oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) botará em movimento o Projeto Expresso Cultural: um ônibus que levará os participantes a visitas monitoradas em espaços de cultura e lazer da região como o SESC Itaquera, o Parque Ecológico do Tietê, o Planetário do Carmo e o SESI A. E. Carvalho. Uma excelente oportunidade para que os participantes conheçam a história de Itaquera e seu entorno, descobrindo caminhos da cultura local muitas vezes desconhecidos.
Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais.
Confira o endereço da Oficina Cultural no Brás
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Endereço: Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás – Cep: 03001-000 – São Paulo – SP
Informações: (11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h
Fonte: Oficinas Culturais do Estado