Uma “pequena área” ocupada por comerciantes da Feira da Madrugada, no centro da capital paulista, poderá ser reaberta no fim desta semana, de acordo com o que afirmou na manhã desta segunda-feira o prefeito Gilberto Kassab (PSD). O pátio do Pari, na região do guia do bairro Brás, onde funciona a feira, foi fechado na sexta-feira em uma operação do Gabinete de Segurança e da Secretaria de Segurança Urbana da prefeitura de combate à pirataria e à sonegação fiscal.
Segundo a assessoria da prefeitura, o secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, já havia afirmado que as 2.897 lojas, em estimativa oficial, seriam abertas gradualmente após as fiscalizações, mas não havia estabelecido um prazo. Agora, como afirmou Kassab, as primeiras lojas devem voltar a funcionar na quinta ou na sexta-feira.
Após o fechamento de sexta-feira, vários comerciantes impediram o trânsito em vias movimentadas da região, quebraram o portão e invadiram o pátio do Pari no sábado. Houve confronto com a Guarda Civil Municipal (GCM), mas, de acordo com a Polícia Militar, a situação foi controlada.
Na manhã desta segunda-feira, comerciantes voltaram à frente do pátio para protestar contra o fechamento da feira e a operação da prefeitura. Segundo os dados oficiais, foram apreendidos até o momento ao menos 23 mil produtos ilegais.
Fonte: Portal Terra