Cartório no Brás

Os Cartórios no Brás referem-se a uma repartição pública ou privada que tem a custódia de documentos (“cartas”) e que lhes dá fé pública.

A palavra “cartório” deriva do latim charta (“papel”, “mensagem”, “texto”), mais o sufixo derivado de orius, aqui como formador de substantivos, e significa em sua origem “aquele que lida com papéis”.

Cartório no Brás

Cartórios no Brás Serviços

Nos cartórios existentes no Brás você encontra os seguintes serviços:

  • Cartório de notas ou Tabelionato de Notas: é o cartório que lavra escrituras públicas, reconhecimento de firmas e faz autenticação de cópia de documentos. Nele se lavram, por exemplo, divórcios, inventários e partilhas, escrituras de compra e venda, doação, união estável, hipoteca, etc
  • Cartório de protesto: Esse é o cartório ao qual são levados títulos executivos (ex: duplicatas, cheques, etc) não pagos, e que promove a intimação dos devedores para pagar sob pena de protesto. Em caso de não pagamento, o título é protestado.
  • Cartório de registro de imóveis: É o cartório no qual se registram os contratos e escrituras públicas de aquisição de imóveis e também demais títulos que criem algum direito ou restrição pertinente ao imóvel, como, por exemplo, hipoteca, alienação fiduciária, usufruto, servidão, incorporação, condomínio, penhora, inalienabilidade etc.
  • Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN): Nesse cartório todos têm noticiadas a história de sua vida. Nele são registrados o Nascimento, Casamento, Óbito e interdição e todas as alterações desses registros que possam vir a ocorrer (ex: alteração de nome, divórcio).

Cartórios no Brás Valor, Horário, Telefone

Os emolumentos e custas são definidos pela legislação estadual, observados os critérios definidos em âmbito nacional. Os emolumentos são a remuneração recebida pelo notário ou registrador, a qual permite o desenvolvimento da atividade.





Por sua vez, as custas constituem a parcela destinada ao Tribunal de Justiça, incumbido da fiscalização, ao Estado, à Carteira de Previdência, à compensação dos atos gratuitos do Registro Civil e às Santas Casas de Misericórdia

Horário de Funcionamento dos Cartórios no Brás

  • Cartórios de Protesto: Seg a Sex das 9h às 17h
  • Cartório de Registro Civil: Seg a Sex das 9h às 17h
  • 13º Cartório de Notas: Seg a Sex das 9h às 17h

Endereço e Telefone Cartórios no Brás

  • Cartórios de Protesto: R. da Quitanda, 16 – Telefone: (11) 3242-2008 9-18
  • Cartório de Registro Civil: R. Casemiro de Abreu, 89 – Telefone: (11) 2693-0871
  • 13º Cartório de Notas: R. Roberto Símonsen, 114 – Telefone: (11) 5041-7622