Museu da Cidade de São Paulo Brás

O Museu da Cidade de São Paulo Brás é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Está localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no tradicional bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. O museu possui forte tendência a ser um ponto turístico altamente frequentado por pessoas de dentro e de fora da cidade de São Paulo.

O edifício é um patrimônio histórico tombado devido à sua importância para compreender os fluxos de imigração no país e no Estado de São Paulo.

Museu da Cidade de São Paulo Brás

Por sua vez, o museu vem aprimorando seu trabalho, criando oportunidades para que seu público entre em contato cada vez maior com as diferentes influências que compõem o cenário cultural da cidade e do Estado de São Paulo.

A exposição de longa duração, “Migrar: experiências, memórias e identidades”, é dividida em oito módulos, que permitem ao visitante conhecer o processo migratório como algo inerente à humanidade e, a partir disso, os processos migratórios ocorridos no Estado de São Paulo entre os fins do século XIX e início do século XX. Nas exposições temporárias, o museu tem buscado abordar temáticas relativas aos movimentos migratórios contemporâneos que acontecem no Estado de São Paulo, buscando discutir suas características, personagens e diferenças e semelhanças com a migração ocorrida no passado. Eventualmente o museu também realiza mostras de curta duração que falam sobre os processos históricos de migração, como a exposição intitulada “Retratos Imigrantes”, que apresentou ao público uma série de fotografias de pessoas que passaram pela antiga hospedaria de Ilha Ellis, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O museu também possui um jardim e um Centro de Pesquisa, Preservação e Referência (CPPR) que podem ser visitados. O acervo museológico é bastante eclético e possui objetos relacionados à Hospedaria dos Imigrantes e aos migrantes e seus descendentes. Em seu acervo bibliográfico, a instituição possui títulos especializados sobre os processos migratórios. Também possui uma coleção de história oral e um conjunto de referências digitais sobre os migrantes que passaram pela Hospedaria, cuja guarda física está a cargo do Arquivo Público do Estado de São Paulo.





Museu da Cidade de São Paulo Brás Acervo

São atribuições próprias do Museu da Cidade de São Paulo promover a reflexão contínua das dinâmicas de construção da cidade física e simbólica, retratar sua diversidade cultural e registrar a memória de sua população. Nessa perspectiva, além da própria cidade ser compreendida como seu principal acervo operacional, o Museu possui ainda sete tipologias de acervos, que devem servir de base para estudos, produção de conhecimento e difusão sobre a cidade de São Paulo, seus habitantes e as interações destes com o território. São eles:

  • Arquitetônico
  • Bens Móveis Históricos
  • Fotográfico
  • História Oral
  • Documental
  • Bibliográfico

É objetivo do Museu o diálogo entre esses acervos a fim de atender a sua missão institucional, focando sempre a memória, e as discussões sobre a contemporaneidade e o futuro da cidade de São Paulo. É desejável, ainda, que esse diálogo seja efetivado através de distintas ações culturais, tais como: exposições, ações educativas, publicações, intervenções artísticas, incluindo-se o empréstimo de acervos a outras instituições congêneres.

Vagas Museu da Cidade de São Paulo Brás – Trabalhe Conosco

O Museu da Cidade de São Paulo Brás disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu da Cidade de São Paulo no Brás

  • Terça a Domingo das 11h às 15h

Endereço e Telefone Museu da Cidade de São Paulo no Brás

  • R. Roberto Símonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3241-4238

Mapa de localização