Estação Pedro II Brás

A Estação Pedro II Brás é integrante da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Foi inaugurada em 1980. Está localizada na Rua da Figueira, s/nº.

Estação Pedro II Brás

Estação Pedro II Brás História

Projetada para ser a primeira estação do ramo leste da Linha 3-Vermelha e a estação de transferência da Linha Sudeste–Sudoeste (que não chegou a sair do papel, mas ligaria o Caxingui a Delamare). Nnão se esperava um volume grande de passageiros enquanto essa linha não fosse construída.

A estação foi projetada também para ficar protegida das enchentes que até então eram corriqueiras às margens do Rio Tamanduateí, que passa próximo, por isso ela foi construída acima do nível da maior enchente já registrada ali. As paredes externas não foram impermeabilizadas, devido ao uso de um concreto especial, classificado pelos engenheiros de “importante inovação”. O entorno da estação deveria ter se tornado um parque nos moldes do Parque Trianon, na região da Avenida Paulista.

Embora o trecho Sé–Brás tenha sido inaugurado em março de 1979, a estação Pedro II seguiu em obras até meados de 1980, com os trens passando por ali sem fazer paradas.

Estação Pedro II Brás Características

Estação com piso de distribuição no nível da rua, sob plataformas laterais elevadas, estrutura em concreto aparente e cobertura espacial metálica treliçada. Possui acesso para pessoas portadoras de deficiência.

No seu mezanino, possui clarabóia que permite a visão do que seria a plataforma da estação que ali seria instalada da Linha Sudeste–Sudoeste, que, depois de revisada, veio a se tornar a Linha 4 – Amarela. Tem capacidade de até vinte mil passageiros por dia e área construída de 9.535 m², divididos em 3.300 para a Linha 3 – Vermelha, 1.500 para o mezanino de distribuição e 4.500 para a plataforma da linha que não se concretizou.





Mapa da Estação Pedro II Brás

Confira o mapa da estação Pedro II – linha 3 vermelha do metrô e as estações e integrações com outras linhas.

Vagas Estação Pedro II Brás – Trabalhe Conosco

A Estação Pedro II Brás disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Estação Pedro II na Brás

  • Domingo a Sexta das 4h40 às 00h31 e de Sábado para Domingo das 04h40 á 1h00.

Endereço e Telefone Estação Pedro II na Brás

  • Rua da Figueira, s/n – Brás – São Paulo – SP
  • Telefone: 0800 770 7722

Mapa de localização